HISTÓRIA
A História da Espanha é a própria de uma nação europeia, que compreende o período entre a pré-história e a época atual, passando pela formação e queda do primeiro Império espanhol. Os primeiros humanos chegaram à Península Ibérica no território da atual Espanha há 35 mil anos. Durante os milênios seguintes o território foi invadido e colonizado por celtas, fenícios, cartagineses, gregos e pelo ano 200 a. C. a maior parte da Península Ibérica começou a formar parte do Império Romano.
GEOGRAFIA
Situaarquipélagosda na Europa Ocidental, a Espanha ocupa a maior parte da Península Ibérica e, fora dela, dois principais (Ilhas Canárias no Oceano Atlântico e as Ilhas Baleares no Mar Mediterrâneo), duas cidades (Ceuta e Melilla, no Norte da África), a Ilha de Alborão e uma série de ilha e ilhotas que se encontram frente às costas peninsulares, como as Ilhas Columbretes. Ademais, consta de possessões menores continentais, como as Ilhas Chafarinas, o Ilhote de Vélez de la Gomera e o Ilhote de Alhucemas, todas elas frente à costa africana.
Em extensão territorial, é o quarto maior país da Europa, atrás apenas da Rússia (que é o maior país do mundo, tendo em conta apenas a parte europeia), Ucrânia e França, e o segundo maior da União Europeia, atrás apenas da França.
CLIMA
A Espanha tem um clima variado ao longo do seu território. Predomina o tipo mediterrânico em quase toda a sua geografia. As costas mediterrânicas do sul e o o vale do Rio Guadalquivir têm um clima denominado mediterrânico costeiro: temperaturas e precipitações suaves quase todo o ano, exceto no verão.
À medida que se avança para o interior, o clima é mais extremo, passando o clima a ser do tipo clima mediterrânico continental, predominante em quase toda a península: temperaturas altas no verão, baixas no inverno e precipitações irregulares (dependendo da posição geográfica).
Religião
nhuma confissão terá caráter estatal‘‘. Porém, é garantida a liberdade religiosa e de culto dos indivíduos e é O artigo 16,3 da Constituição Espanhola vigente define o país como um Estado sem confissão: ‘‘Neassegurada uma relação de cooperação entre os poderes públicos e todas as confissões religiosas.
O catolicismo é a religião predominante no país. A Igreja Católica é a única mencionada expressamente na Constituição, no mesmo artigo 16.3: ‘‘… e manterão as conseguintes religiões de cooperação com a Igreja Católica e as demais confissões‘‘. 77,3% dos espanhóis se consideravam católicos, segundo um estudo do Centro de Investigações Sociológicas realizado em 2007. Seguindo a os católicos, o ateísmo e o agnosticismo supõe 18,9% e outras religiões minoritárias 1,7%.[31] não obstante, o porcentagem de praticantes é menor. Segundo o mesmo estudo, do total, 18,5% vai a missa de forma regular: 2,3% vão à missa varias vezes na semana, e 16,2% aos domingos e dias festivos. Este grupo cumpre as disposições da própria Igreja Católica sobre fluência. Também existem 11,3% que vão algumas vezes ao mês. Perfazendo um total de 48,3% de frequentadores regulares às missas.
Politica
A Espanha é uma monarquia parlamentaria, com um monarca hereditário que exerce como Chefe de Estado – o Rei da Espanha, e um parlamento bi-cameral, as Cortes Generales
Economia
A Espanha é a 12ª maior economia do mundo em PIB (PPC) e a 9ª maior por PIB nominal. Tradicionalmente, a Espanha sempre foi um país agrícola e ainda é um dos maiores produtores da Europa ocidental, mas desde meados da década de 1950 o crescimento industrial foi rápido e logo alcançou um maior peso que a agricultura na economia do país. Uma série de planos de desenvolvimento que começaram em 1964, ajudou a expandir a economia, mas nos últimos anos da década de 1970 começou um período de recessão econômica a causa da subida dos preços do petróleo, e um aumento das importações com a chegada da democracia e a abertura de fronteiras. Posteriormente, aumentou o desenvolvimento das industrias do aço, construção de navios, têxteis e mineiras.
Cultura
A Espanha é conhecida pelo seu patrimônio cultural diversificado, tendo sido influenciado por muitas nações e povos ao longo de sua história. A cultura espanhola tem suas origens nss culturas ibérica, celta, celtibera, latina, visigótica, católica romana, e islâmica.
A definição de uma cultura nacional espanhola tem sido caracterizada pela tensão entre o Estado centralizado, dominado nos últimos séculos por Castela, e muitas regiões e povos minoritários. Além disso, a história da nação e de seu ambiente mediterrânico e atlântico desempenharam papéis fortes na formação de sua cultura. Depois da Itália, a Espanha tem o segundo maior número de Patrimônios Mundiais da UNESCO no mundo, com um total de 40.[40]
Turismo
Durante as últimas quatro décadas, a indústria turística espanhola cresceu e se tornou a segunda maior do mundo, alcançando o valor de cerca de 40 bilhões de euros, cerca de 5% do PIB do país, em 2006.[33][34] Hoje, o clima da Espanha, a história e os monumentos culturais e sua posição geográfica, juntamente com as suas instalações, fazem do turismo uma das principais indústrias nacionais da Espanha e uma grande fonte de emprego estável e de desenvolvimento.
Relevo
Espanha tem uma superfície de 504 800 km2. Fazem parte integrante do território do país as ilhas Baleares, situadas noA mar Mediterrâneo, e as ilhas Canárias, localizadas no oceano Atlântico, bem como pequenos territórios situados na costa peninsular do Norte de África a uma distância de 30 km para sul. A Espanha continental faz fronteira a norte com a França e a oeste com Portugal.
Depois da Suíça, é o país mais montanhoso da Europa e o seu relevo caracteriza-se por uma alternância entre cordilheiras e vales fluviais que dão à paisagem um aspecto muito diversificado. O pico mais elevado é o Teide (3 718 m), que se ergue em Tenerife, uma das ilhas do arquipélago das Canárias. O curso de água mais longo é o Ebro (910 km), que desagua no Mediterrâneo.
Título com letra maiúscula!
ResponderExcluir